Internet obriga a reinventar as bibliotecas escolares

A notícia é do jornal português Diário de Notícias. Reproduzo aqui a parte principal – a íntegra da matéria traz mais informações sobre a realidade das bibliotecas em Portugal.

Internet obriga a reinventar as bibliotecas escolares
por PEDRO SOUSA TAVARES

Internet obriga a reinventar as bibliotecas escolares

A presidente da rede nacional de bibliotecas escolares públicas, Teresa Calçada, reconhece que as novas tecnologias são uma forte concorrência aos livros. Mas defende que as escolas não fazem sentido sem estes espaços

Cativar alunos para a leitura num sistema de ensino que aposta cada vez mais em novas tecnologias não é fácil. “Há um lado conflitual” entre os livros e a tecnologia que “não vale a pena negar”, diz é Teresa Calçada, responsável pela gestão e desenvolvimento da rede de bibliotecas escolares públicas. Mas sem estes espaços, avisa, “uma escola não faz sentido”.

“Há uma vantagem imensa de fazer determinadas consultas na grande biblioteca que é a Internet”, diz ao DN. “Hoje não faz sentido esperar que uma criança vá à procura do mapa mundo no papel. Mas as coisas são complementares, a diferença existe. E o que nós queremos é que a criança se adapte a isso”.

Para Teresa Calçada , os livros são desde logo indispensáveis “para criar competências de leitura que serão úteis em todas as áreas, até para navegar na Internet”. Mas representam também uma ferramenta para a obtenção da independência: “O que queremos na escola, no fundo, é formar alunos que sejam capazes, não apenas de ouvir mas de construir o seu próprio conhecimento”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s