Fórum debate situação das Bibliotecas brasileiras

Por Carla Wendt
04/12/2009

ii_forum_bibliotecas_014.jpg Muito debate marcou a passagem do II Fórum Nacional de Bibliotecas Escolares pela cidade de Gramado. O encontro que aconteceu na FAURGS, nesta sexta-feira (04), das 8h às 18h, trouxe a tona a situação das bibliotecas brasileiras através da troca de experiências entre professores, diretores e bibliotecários.

Os participantes puderam conhecer mais sobre o Programa Nacional de Bibliotecas Escolares, o sistema das bibliotecas de Porto Alegre, biblioteca como espaço de aprendizagem autônoma e criativa, boas práticas e dinamização, acessibilidade à informação, a leitura e padrões mínimos para Bibliotecas Escolares, entre outros.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, a Subsecretária de Educação, Vera Pante, o Subsecretário de Cultura, Daniel Bertolucci, coordenadora do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, Loiva Teresinha Serafini, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia – 10ª Região, Nêmora Arlindo, vice-diretora da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS, Regina Van der Laan, autoridades e profissionais ligados ao meio escolar.

Durante o evento, foi apresentado um mapa da situação da Biblioteca Municipal Cyro Martins, de Gramado, demonstrando o seu compromisso com a implementação de políticas públicas, além de diversas intervenções de dança e apresentação de projetos.

“O Rio Grande do Sul é exemplo para todo o país, pois visualizamos mobilização, aqui o projeto que estamos disseminando pelo Brasil é executado, através dos Fóruns. Ano que vem vamos realizar a terceira edição do evento aqui em Gramado também, pois a cidade é exemplo em educação”, destacou Nêmora Arlindo, presidente do Federal de Biblioteconomia – 10ª Região.

O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, disse que através do Fórum os profissionais que trabalham na área adquirem maior conhecimento sobre o setor. “Sabemos da importância de uma biblioteca para a formação de crianças e adolescentes. Verificamos que quando há uma biblioteca forte na escola, o aluno busca pelo livro, o que faz aumentar também a busca por obras nas livrarias. Debater políticas públicas voltadas para o setor vai nos trazer resultados positivos, além de formarmos cidadãos de conteúdo”, finalizou.

Mais informações através do telefone (51) 3232-2880, das 9h às 18h, ou e-mail fiscaletica@terra.com.br. Confira o https://forumbibliotecasrs.wordpress.com.

Fonte: http://www.gramado.rs.gov.br/index.php/Institucionais/Forum-debate-situacao-das-Bibliotecas-brasileiras.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s