Fórum na Feira do Livro de Porto Alegre, RS – 2010

FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 
FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE  – A MAIOR PROMOÇÃO DA LEITURA

O carisma do patrono




Foto: Mauro Vieira


Por se tratar de um conhecedor da cultura riograndense, o patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, Paixão Côrtes, é tratado pelos primeiros visitantes do evento como um agregador. O carisma que irradia por trás do característico bigode, agora já sem coloração devido à experiência que o tempo lhe propiciou, encanta a todos, que não perdem a oportunidade de “tietar” o homem que inspirou a obra do “Laçador”.

– Ele é um intelectual dono de um carisma único, conhecedor da cultura do Estado. É tudo que um patrono tem que ser, declara a secretária substituta da Cultura da cidade de Osório, Mailor Cristina Kingeski.

Um dos idealizadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o folclorista lembra que há mais de 50 anos não se usava bota, bombacha, nem lenço no pescoço. Segundo ele, existiam apenas suposições a respeito de uma cultura dos antepassados que sequer estava escrita. Até mesmo hoje, alerta o patrono, as pessoas distorcem expressões do linguajar popular.

– O termo “pilcha” não significa a vestimenta do gaudério. Significava riqueza, dinheiro. Pois antes o gaúcho era muito pobre e quem aparecia mais bem vestido era considerado um “pilchado”, ou seja, com dinheiro.

Para isso, a “tropeada cultural” – como identificou a Feira – terá o objetivo de projetar o Estado para o cenário universal “a partir do galpão”. O projeto Mogar, lançado pelo próprio Paixão Côrtes, condensa 20 publicações distribuídas gratuitamente. Porém, para ocorrer a doação, ele pede projetos de estudos da cultura riograndense.

– Eu quero picanha, mas também quero que ela tenha gordura!

Paixão Côrtes canta o Hino ao Rio Grande

O patrono da Feira do Livro, Paixão Côrtes, emocionou a todos quando convidado a dividir com o público alguma manifestação gauchesca. Ele surpreendeu ao cantar a música “Hino ao Rio Grande”, de Simão Goldman.

Clique aqui e assista!

A base de tudo

Como primeira atividade da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, o evento “Biblioteca Escolar: A Grande Promoção da Leitura”, iniciado às 9h30 desta sexta-feira, contou com a participação da presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Arlindo Rodrigues, a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-10), Loiva Teresinha Serafini, o presidente da Câmara Riograndense do Livro, João Carneiro, e o patrono da Feira, Paixão Côrtes.  O tema, organizado pelo Fórum Gaúcho Pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, é debatido desde março de 2009 para encontrar meios de possibilitar o acesso universal aos livros e diversificar seu conteúdo.

– Nosso esforço serve para que as bibliotecas públicas e escolares sejam dignas deste nome, salientou a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-10), Loiva Teresinha Serafini.

Já a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Arlindo Rodrigues, comemorou a aprovação da Lei 1.244/2010 que determina que toda escola tenha um acervo de livros nas bibliotecas de pelo menos um título por aluno matriculado.

– Com isso, nós queremos que o vício da leitura supere os outros vícios que estão derrubando a sociedade, afirmou Nêmora, que ainda lembrou do sonho de multiplicar cada vez mais o conhecimento no país.

O presidente da Câmara Riograndense do Livro, João Carneiro, declarou orgulho em abrir o fórum com o debate sobre as bibliotecas escolares, arrancando aplausos do público que lotou as dependências da Casa do Pensamento, no Cais do Porto.

– Espero que o livro tenha um lugar de destaque na sociedade. Esta é uma luta em andamento. Pedimos também políticas que mantenham o acesso e garantias de recursos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE – http://wp.clicrbs.com.br/blogdoleitor/tag/porto-alegre/?topo=52,1,1,,171,e171

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s