1º Encontro de Biblioteca Públicas e Escolares do Litoral Norte

Realizado em Osório o 1º Encontro de Biblioteca Públicas e Escolares do Litoral Norte 

 

O 1º Encontro de Biblioteca Públicas e Escolares do Litoral Norte realizado na última sexta-feira, 02 de dezembro em Osório, sob a Coordenação da Bibliotecária Rosane Hammel com a temática Bibliotecas Unidas pelo Acesso à Leitura foi um sucesso de público e programação.

Contou com a participação de mais de 100 representantes de diversos municípios como Porto Alegre, Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Cidreira, Imbé e Osório.

Durante todo o dia foram debatidos temas envolvendo a formação da rede de bibliotecas para uma programação anual conjunta em prol da leitura.

Pela manhã foram apresentados dois projetos de contação de histórias para estímulo precoce à leitura. As histórias são contadas para bebês e crianças das escolas infantis, pelas professoras Raquel e Vada, especialistas nesta área. A Secretaria Municipal de Educação de Osório mantém uma equipe multidisciplinar que realiza atividades semanais nas treze escolas infantis da rede integrada por professores e auxiliares de biblioteca. A equipe leva histórias de forma lúdica para os bebes e crianças das escolinhas.

A Professora Vada formada em Letras, realiza contação de histórias há mais de 20 anos, trabalha na Biblioteca da FACOS. Na sua apresentação ressaltou a importância da preparação técnica para contar histórias, que abrange a vocação do contador, o gosto pela leitura, conhecimento de técnicos de expressão, psicomotricidade e dramatização. Fez uma importante contribuição ao lembrar da identidade dos textos, livros e ideais e de que cabe ao educador sempre mencionar o título do livro e o autor, ensinando as crianças desde pequenas a conhecer e identificar as ideias dos outros.

O almoço típico em fogão a lenha foi servido no restaurante do Dodô no Morro da Borrussia, um belo ponto turístico da região, com a presença do escritor Pedro Bandeira.

A abertura oficial do encontro se deu à tarde com a presença de autoridades locais, prefeito Romildo Bolzan, Secretários da Cultura, da Educação, IFRS, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Conselho Regional de Biblioteconomia.

O Prefeito ressaltou que cabe ao gestor público manter o foco na melhoria dos serviços para a população que mais precisa, desta forma se ampliarão todos os índices de avaliação do município, no que se refere às condições de vida. Saúde e educação de qualidade tendem a garantir a melhoria geral da qualidade de vida, por isso em Osório são aplicados mais recursos em educação do que determinado pela lei. Isto faz com que toda a rede municipal tenha sido reestruturada nos últimos anos, com melhoria das instalações, investimento em formação dos educadores, criação de programa de leitura, implantação de escolas de turno integral, dentre outros.

Aqui cabe destacar o exemplo que mantém a Finlândia no topo do ranking internacional das avaliações dos índices de educação entre os países, como o índice PISA. Na Finlândia todo o sistema educacional tem foco nos estudantes que apresentam alguma dificuldade e não naqueles estudantes que tem bom desempenho. Com este sistema se detectam as dificuldades de aprendizagem e se encaminham as soluções para que todos os alunos tenham um elevado desempenho escolar. O foco está nos alunos que tem problemas de aprendizagem e na busca de soluções e não nos alunos que tem facilidades, assim todo o sistema melhora.

Na Finlândia também foram implantadas bibliotecas escolares em todas as escolas com programas de integração com todo o projeto pedagógico. Estudos posteriores comprovaram que estas foram medidas que resultaram que hoje os finlandeses ocupem o topo das avaliações internacionais de educação

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s