Diário Popular

 28-09-2012 | 22h40min

Evento

Rio Grande recebe apoio estrangeiro para biblioteconomia

Aproximadamente 160 pessoas acompanharam o encontro que contou com mesas temáticas e visita guiada à Biblioteca

Por: Andressa Barbosa
andressa@diariopopular.com.br

Dois anos após o último encontro do Fórum Gaúcho pela melhoria das bibliotecas escolares e públicas ser sediado em Rio Grande, o encontro itinerante de nível estadual voltou a ser realizado em território rio-grandino.

Porém, a 31ª Reunião não teve apenas o local como destaque, teve no intercâmbio internacional importante contribuição com a presença da bibliotecária alemã Bettina Twrsnick, cuja abertura da agenda de palestras começou por Rio Grande. Aproximadamente 160 pessoas acompanharam o evento que contou com mesas temáticas e visita guiada à Biblioteca Rio-grandense.

Visita
De acordo com a convidada especial, que também é diretora da Biblioteca Fantástica de Wetzlan, sua quarta visita ao Brasil sinaliza uma excelente oportunidade para mostrar as estratégias de fomento à leitura apresentando informações sobre como as bibliotecas sobrevivem em outros países, principalmente, na Alemanha. Além de trazer como exemplos diversos projetos executados em seu país, Bettina afirma também levar daqui conhecimentos interessantes.

Em análise ao cenário da biblioteconomia brasileira, a cooperação das unidades locais é um das características que serão levadas à Alemanha. Já o aprimoramento do acervo foi apontado como a demanda que pode ser melhorada. Outro ponto evidenciado pela palestrante foi a necessidade de implantação de uma concepção cultural onde a biblioteca não seja vista apenas como um abrigo de livros, e sim, como de encontro social, característica que no Estado possui na diversificação no acesso um importante aliado.

Encontro
A realização da reunião em Rio Grande foi organizada pelo curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI-Furg) com o apoio do Conselho Regional de Biblioteconomia 10ª Região, do Instituto Goethe, de Porto Alegre – responsável por trazer a palestra internacional – e da Secretaria Municipal de Educação do Rio Grande (Smed).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s