A idade certa da alfabetização na visão de especialistas.

* A proposta do* MEC* de alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade teve a adesão de 93,2% dos municípios brasileiros. Qual a idade ideal para uma criança já saber ler e escrever? O Ministério da Educação lançou no final do ano passado, e implantou no nesse ano letivo de 2013, o *Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Pnaic*, que estabelece que todos devem estar alfabetizados ao fim do 3º ano do ensino fundamental, aos 8 anos de idade. No país, 5.182 municípios dos 26 estados mais o Distrito Federal concluíram o processo de adesão ao pacto, o que representa 93,2% dos municípios. Todos receberam material didático e cursos de formação docente.

Para Miriam Lemle, professora titular emérita do Departamento de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) afirmar que aos oito anos uma criança deve saber ler é correto. “É uma expectativa normal que uma criança normal em uma escola normal esteja lendo com fluência, ao fim do terceiro ano”, afirma.

O que causa estranheza para a professora é o formato corretivo da medida.

“A noção de pacto traz para o contexto uma ideia de corretivo, como se algum dos participantes no empreendimento estivesse descumprindo o papel que se espera dele e estivesse havendo alguma reprimenda implícita. O estranho é a necessidade de um pacto corretivo! Quem vem errando, anos a fio, Brasil afora? Fico curiosa de saber quem está puxando a orelha de quem e por que razão”, indaga.

O coordenador do Centro de Memória da PUC do Rio Grande do Sul, o

neurocientista* Iván Izquierdo,* afirma que do ponto de vista da neurociência, provavelmente com 5 ou 6 anos de idade a criança já tem condições de dominar e usar a linguagem. “É nessa idade que se começa a alfabetização na maioria dos países ocidentais, porém isso varia de criança para criança”, pondera. Ele espera que o pacto respeite os diferentes ritmos de desenvolvimento das crianças.*

Leia esta e outras matérias no Blog do Sistema de Bibliotecas da UERGS:*

http://bibliotecauergs.blogspot.com.br/2013/03/a-idade-certa-da-alfabetizacao-na-visao.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s